segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Exame de Suficiência: é preciso passar para atuar

Apenas 30% dos mais de 16 mil inscritos no exame de suficiência em 2010 foram aprovados para atuar na profissão de contador. Os dados são do Conselho Federal de Contabilidade – CFC e mostram a realidade do exame.


A palestra de abertura da Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis e Administração, realizada na noite de hoje, dia 19, na Universidade do Contestado, Campus de Concórdia, teve a participação do contador e professor Adilson Ramos. Na oportunidade, ele enfatizou que “o estado de Santa Catarina atingiu índice de 36% de aprovação, acima da média nacional, mas ainda deixa a desejar”. O exame é composto por cinquenta questões objetivas e dissertativas. O candidato deve acertar 25 delas para receber o registro de contador.

O exame foi constituído através da Lei n° 12.249/2010 e tem como objetivo a verificação dos conteúdos programáticos desenvolvidos nos cursos. É aplicado duas vezes ao ano, uma no mês de março e outra em setembro. As principais dificuldades dos acadêmicos são, entre outras, nas disciplinas de legislação e ética profissional, teoria da contabilidade e língua portuguesa. “A maioria das questões exige interpretação, quem interpretar as perguntas dificilmente é reprovado. O papel da universidade é qualificar os estudantes para atuar no mercado de trabalho, mas depende bastante da vontade e dedicação de cada um de ir bem na prova”, destaca o contador.

O exame é elaborado pela comissão operacional, composta por sete profissionais do mercado aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade e a aprovação das questões é feita por seis conselheiros do CFC. “O exame é extremamente necessário. Tudo o que conquistei na vida foi graças a contabilidade. Entrei na universidade com dois objetivos: lecionar e ter o meu negócio. Consegui as duas coisas”, afirma Ramos.

Evento é uma solicitação dos alunos

Professoe Renato Artifon, Coordenador de Administração
A Semana Acadêmica de Ciências Contábeis e Administração tem participação efetiva dos dois cursos da Universidade do Contestado - Campus Concórdia. Segundo o coordenador do curso de Contábeis, Fernando Maciel Ramos, não há atividades paralelas.



“O nosso objetivo é fazer uma interação entre os dois cursos, já que ambos têm ligação direta. Além disso, queremos explicar para nossos alunos as novas possibilidades no mercado de trabalho dos cursos”, comenta Ramos.


Conforme o coordenador do curso de Administração, Renato Luis Artifon, o evento é resultado do pedido dos acadêmicos. “Ambas as datas de comemoração do administrador e contador são em setembro e, por serem da mesma área, realizamos em parceria. Foi uma forma de presentear os alunos”, finaliza Artifon.

Em busca de mais conhecimento


Cerca de 230 alunos e professores estão envolvidos na Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis e Administração da UnC – Concórdia.
Mais de 230 pessoas envolvidas no evento

Siluana Jéssica Calvi e Rafael Rychik, alunos da 8ª fase do curso de Ciências Contábeis, auxiliam na organização do evento. Eles contam que a turma é a responsável pela entrega das camisetas e credenciamento dos participantes. “Os professores ficaram encarregados de organizar a programação e assim nós também ajudamos de alguma forma”. Rafael diz que, além de adquirir mais conhecimento, a Jornada também é acessível aos estudantes. “Por não precisar se deslocar para outra cidade e ter um baixo custo, a participação é mais efetiva”. A taxa de inscrição foi de R$ 20,00.


O acadêmico da 6ª fase de Administração João Bolsi ressalta a importância da UnC promover palestras e debates ligados as áreas de atuação de cada curso. “Traz experiências de pessoas que estão no mercado, agregando conhecimento”.


A Jornada se estende até a quinta-feira, 22, e os alunos participantes recebem 20 horas em atividades extracurriculares.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Por Débora Kuhn, Glaucia Filippi, Luan José de Bortoli, Soraia Budke e Tatiane Giombelli
6ª fase – Jornalismo

Um comentário:

  1. Boa tarde,recentemente entrei na area da contabilidade e gostari de saber se eu poderia atuar em uma empresa sem ter o registro do CFC ou CRC.POr favor respondendo essa pergunta estarei mais aliviad tem muitas duvidas sobre isso. Se puder responder para o meu e-mail agradeço:brenomarcelosantos@hotmail.com

    ResponderExcluir