segunda-feira, 10 de outubro de 2011

UnC sedia exibição de documentários históricos

Integrando a programação da Jornada de Estudos do Contestado, a Universidade do Contestado e a Fundação Municipal de Cultura de Concórdia exibirão os documentários Memorável Trem de Ferro e A trajetória do Cinema em Concórdia, nos dias 20 e 21 de outubro.



A principal finalidade da obra Memorável Trem de Ferro é resgatar a história de um dos mais audaciosos empreendimentos da construção ferroviária mundial. Inaugurada em Outubro de 1910, pela Brazil Railway Company, empresa do conglomerado Farquhar, a ferrovia motivou a Guerra do Contestado e conseqüente reocupação da região. Trata-se de uma construção cinematográfica feita a partir de imagens épicas inéditas, personagens populares, além de entrevistas dos principais estudiosos do assunto.

Pesquisadores como Delmir José Valentini da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Adelar Heinsfeld da UPF (Universidade de Passo Fundo) Milton Amador da UnC (Universidade do Contestado), além do folclorista Vicente Telles são a base do trabalho. O filme foi produzido pelos cineastas Ernoy Mattiello e Vilmar Sartori. 

A trajetória da Sétima Arte
Já a exibição do documentário A trajetória do Cinema em Concórdia é uma produção dos acadêmicos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, sob a orientação da professora Vanessa Hübner Girotto, na disciplina de Cinema e Vídeo. O documentário resgata a trajetória da sala de cinema na cidade desde meados da década de 50 e contextualiza a sétima arte para a população de Concórdia e região. Toda a produção do material ficou a cargo dos acadêmicos do curso.


Mostra fotográfica
Também integra a programação da Semana do Contestado a Mostra Fotográfica “As belezas de um antigo cenário de guerra”. As imagens foram produzidas pelos acadêmicos de jornalismo na disciplina de fotografia, e visa mostrar as belezas da região.
A mostra é uma promoção da Fundação Municipal de Cultura e UnC Concórdia, e pode ser visitada até o dia 14 de outubro, na Casa de Cultura, e de 17 a 31, no prédio da Biblioteca na UnC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário