terça-feira, 7 de junho de 2011

A erva da discórdia

Coluna:
Fotomontagem/Divulgação exame.com
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e agora galã de documentário, “Quebrando Tabu”, sai em defesa da legalização da maconha. Se fosse candidato a uma eleição presidencial, com certeza renderia votos dos adeptos dessa prática, pois chega a hora e vez dos vulgos maconheiros verem uma luz no fim do túnel, a de deixar de se esconder e fumar a “erva maldita” livremente.
Se a legalização da maconha acontecer com consentimento da população, é a mesma coisa que assinar um termo de hipocrisia, de defender os valores morais e familiares e, ao mesmo tempo, entregá-la à própria sorte. O discurso do ex-presidente pode ser muito bonito, mas o problema na prática é muito mais sério.

É explicito para todos que a maior parte da violência urbana é resultado dos usuários de drogas, principalmente os de pouca renda que, para sustentar o vício, roubam, assaltam e matam por míseras moedas. Com a maconha na prateleira da farmácia, ou na mão do traficante, a realidade não vai mudar. Aquele dependente sem condições financeiras vai continuar cometendo delitos, mesmo que a medida seja encarada como um problema de saúde pública. É totalmente sem coerência liberar a droga, sabendo que depois seremos obrigados a arcar com o tratamento do viciado. Não há porque ser cúmplice desse problema.

Até acredito que a intenção do FHC seja tentar uma nova estratégia contra o tráfico e a diminuição dos usuários, mas o resultado pode ser um tiro no próprio pé. O viciado não vai largar a maconha porque tornou-se lícita e, ao mesmo tempo, o consumidor em potencial, aquele que tem dinheiro, não vai assumir publicamente o vício, e vai continuar alimentando os traficantes.

Outro ponto que o ex-presidente não pensou é quanto às políticas sociais a serem adotadas. Será que vai haver área de fumantes de maconha em lugares públicos? A partir de que idade será permitido consumi-la? E quem se responsabilizará pelos menores viciados? Afinal, quando algo é legalizado, está ao alcance de todos.

O que eu gostaria de ver é a reação do Fernando Henrique, caso um de seus filhos ou netos se declarar fumante de maconha. Será que ele vai conviver tranquilamente com um maconheiro dentro de casa?


Por Odair José Paz, Acadêmico 5ª fase Jornalismo


Veja o Trailer Oficial do documentário Quebrando o Tabu (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário