terça-feira, 28 de junho de 2011

Rio: Cidade Maravilhosa do crime

Resenha
A bola da vez é mesmo o Brasil. Olimpíada, Copa, araras expatriadas, e agora até Vin Diesel e companhia resolveram passear por aqui. Ou quase. Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio, afinal, de Rio de Janeiro não tem quase nada. Rodado em Porto Rico, país caribenho que, como o nosso, tem belíssimas paisagens, rostos e corpos bronzeados. O filme só desembarcou por aqui para algumas tomadas rápidas. Foram realizadas filmagens aéreas, fotos de divulgação na praia e um grande evento de imprensa, que reuniu jornalistas, executivos e artistas.

O quinto filme começa exatamente no mesmo ponto em que Velozes & Furiosos 4 termina: Dominic Toretto (Diesel) indo para a prisão e sendo salvo pelos parceiros, Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) em seus carros turbinados. A cena, indicada no final do longa anterior, dessa vez é mostrada na íntegra e merece destaque pela impressionante capotagem de um ônibus, onde peças voam para todos os lados. Mesmo sabendo que boa parte foi feita graças aos efeitos especiais, é impressionante.

A história logo salta para uma favela carioca, onde o grupo encontra um velho conhecido. É o já famoso clichê de que os bandidos vêm se refugiar no Rio de Janeiro. Só que, agora, tudo ganha proporções maiores. A cidade é dominada por Hernan Reis (Joaquim de Almeida) que, como é dito no filme, “controla tudo o que há de ilegal”. Até mesmo a polícia. Ou seja, o Rio de Janeiro é um lugar repleto de desonestidade, com muitos bandidos e nenhum mocinho.

O grande problema de Velozes & Furiosos 5 não está na caracterização do Rio. A maior falha é o roteiro, com muitos furos que não explicam certas passagens da história e isso faz com que o filme deixe de lado as tradicionais corridas, que eram um dos pontos mais fortes da série. Dessa vez o diretor (Justin Lin) resolveu apostar em uma trama de assalto ao estilo de Onze Homens e um Segredo, bem diferente dos anteriores. O filme termina com uma incrível fuga de Toretto e Brian carregando um cofre. Bem feita, mas não apaga os erros anteriores. O filme não é ruim, mas poderia ser bem melhor.

Mesmo não sendo uma unanimidade entre os fãs da série, Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio foi lançado com enorme sucesso nos cinemas dos EUA. Os 83 milhões de dólares gerados significaram não apenas a maior abertura da série, mas também a maior arrecadação de fim de semana do ano.

Por: Débora Kuhn, 5ª fase jornalismo.

Veja o trailer Oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário