terça-feira, 22 de junho de 2010

Campanha Incentiva Mudança de Hábito na Hora das Compras

Postado em: 05/09/2008

A Associação de Revitalização, Renaturalização e Preservação do Rio dos Queimados “Queimados Vivo”, está lançando uma campanha que pretende mudar o hábito da população na hora das compras no supermercado. A associação já vem lutando há muito tempo pela preservação e revitalização do Rio dos Queimados e agora está disposta a mostrar para população que pequenas mudanças podem influenciar muito na preservação e limpeza da cidade.

A campanha Sacolas Duráveis tem como objetivo minimizar o uso de sacolas plásticas e substituí-las por modelos feitos com materiais duráveis e ecologicamente corretos.

As sacolas estão sendo confeccionadas pela Cia da Capa em parceria com o Presídio Regional de Concórdia. Foram feitas 1.000 sacolas para o lançamento da campanha, 50 já foram vendidas para a população, outras 450 serão distribuídas no II Congresso Sul Brasileiro do Meio Ambiente, realizado pela Universidade do Contestado – UnC. O restante continua à disposição para quem tiver interesse de aderir à nova atitude.

Neste primeiro momento as sacolas estão sendo vendidas na OSCIP Queimados Vivo, mas já está sendo negociada a possibilidade de colocar pontos de vendas nos supermercados.

O objetivo da Instituição é de sensibilizar as pessoas para a necessidade de minimizar o consumo de sacolas e sacos plásticos. Um levantamento feito em parceria com oito supermercados de Concórdia apontou que atualmente no município, o consumo de sacolas plásticas chega próximo a um milhão de sacos plásticos por mês.

O consumo de sacolas preocupa ainda mais quando chega no destino final, o aterro sanitário, onde ocupa grande espaço e polui o meio ambiente, inclusive os rios. A decomposição deste material na natureza é lenta, chegando a cerca de 450 anos.

A OSCIP quer propor uma mudança de atitude tanto do consumidor quanto do vendedor. “Sabemos que não vamos conseguir substituir todas as sacolas, porque para isso teríamos que mudar um comportamento cultural das pessoas que vem de longa data, mas queremos pelo menos fazer com que elas entendam os motivos e a importância de minimizar o uso do saco plástico”, comenta a secretária executiva da OSCIP Queimados Vivo, Luciane Comin.

Por Ana Paula Heckenblaikner
6ª Fase de Comunicação Social – Jornalismo

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