segunda-feira, 14 de junho de 2010

Produção de Biodiesel é Alternativa no Combate à Poluição

Postado em: 26/05/2008

Ambientalistas e cientistas em recente estudo divulgaram dados alarmantes sobre o aquecimento global. Pesquisadores do clima mundial afirmam que o aquecimento está ocorrendo em função do aumento de poluentes na atmosfera, principalmente de gases derivados da queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel.
Uma das ações encontradas por muitos países para diminuir a emissão de gases poluentes, é a fabricação do combustível de origem animal e vegetal. O governo brasileiro e algumas empresas privadas investem nesse processo.
De acordo com o responsável pelo projeto de extração de biodiesel de origem animal da empresa Farol, Antonio Fernandes Moreira, a intenção é extrair 100 mil litros do combustível por mês.
De acordo com Moreira, o projeto é dividido em duas etapas. Na primeira fase o óleo de frango, que é a matéria-prima, passa por um clarificador, onde é extraída a umidade do óleo e é também feito o clareamento dele. Ainda nessa etapa acontece o refinamento e a destilação do óleo.
Na segunda etapa acontece de fato a extração do biodiesel. Cerca de 25% do biodiesel fabricado pela Farol será utilizado na própria frota da empresa e o restante será fornecido a empresas terceirizadas. Moreira ressalta ainda que existem somente três usinas de biodiesel de origem animal em todo o Brasil.
Os equipamentos utilizados no processo de extração foram desenvolvidos por Moreira, sendo assim, o único no país. Segundo o engenheiro de produção mecânica da empresa Rodrigo Glendele , todos os equipamentos são fabricados na Farol, unidade de Concórdia. A matéria prima vem do frigorífico Agro Frango de Ipumirim e da Bondio de Guatambu.

Matéria: Diego Mior

6ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário