terça-feira, 22 de junho de 2010

Turismo em Piratuba - Passeio de Maria Fumaça nos Trilhos do Contestado





Postado em: 26/05/2008
O passeio de Maria Fumaça é uma das melhores opções em termos de turismo proporcionado pelo município de Piratuba, inclusive atraindo turistas de todas as regiões do Brasil. No território piratubense os trilhos ligam os municípios integrantes da história do Contestado, unindo também os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Os turistas que chegam a Piratuba desfrutam de uma das melhores águas termais da América do Sul e de uma rede hoteleira de primeiro mundo, consequentemente o passeio de Maria Fumaça também passa a ser um atrativo inesquecível.

A volta no tempo é representada pela Ferrovia São Paulo-Rio Grande, situada a margem do Rio do Peixe, passando pela ponte ferroviária sobre o Rio Uruguai, onde os passeios são realizados todas as sextas-feiras e nos sábados, com saída às 13h e a volta às 17h. No passeio, os turistas apreciam o lago da hidrelétrica de Itá (SC) e ao chegar em Marcelino Ramos poderão optar pela locomoção de ônibus.

O Santuário de Nossa Senhora da Salete, onde ocorre uma das maiores romarias do sul do país. A visita nas termas de ambos os municípios também é proporcionada. A passagem de ida e volta de trem é de apenas R$ 45,00 e as crianças até cinco anos de idade não pagam. Além da beleza natural do Vale do Rio do Peixe, ainda é possível degustar de queijos e vinhos produzidos na região servidos pelos guias turísticos nos vagões ao som de música ao vivo.

O passeio é curto e seguro, não ultrapassando a velocidade de 40km/h. As passagens podem ser reservadas pelo telefone (49) 3553-1121. Neste passeio, você ganha em cultura, lazer e entretenimento, passando horas diferentes e agradáveis.
OUTRAS OPÇÕES DE TURISMO EM PIRATUBA

Parque
de Águas Termais - Piscinas ao ar livre e cobertas, banheiras de imersão, chuveirinhos e serviços especiais para tratamento medicinal. Disponibiliza de área para camping, motor-room, churrasqueiras, lanchonetes e trilhas leves em meio a bosques e hortências.

Complexo Hoteleiro - É de médio e alto padrão, com uma oferta superior a 1.700 leitos. Alguns hotéis promovem festas, bailes e jogos para animar as noites. Tudo isso acompanhado de um atendimento de primeira qualidade.

Usina Hidrelétrica de Machadinho - Situada no rio Pelotas, a 18 Km do centro de Piratuba (SC), divisa desse município com Maximiliano de Almeida (RS), possui três unidades geradoras produzindo um total de 1.140 MW de potência. A barragem possui 126 metros de altura e 700 metros de comprimento. São seis comportas funcionando com queda d’água de mais de 90 metros.

Casa Colonial - A casa colonial (estilo germânico) criada pelos pequenos produtores da região para oferecer aos visitantes produtos artesanais e coloniais diversos, tudo com alto padrão de qualidade como salames, queijos, mel, geléias, biscoitos, doces, artesanato local, ainda lembrança da cidade.

Festas:

Kerb – Festa Alemã com chopp e comida típica realizado no segundo final de semana de janeiro.
Noite do Hawaí - Festa realizada nas piscinas do parque termal, com show de fogos, e bar tropical, realizada no terceiro sábado de janeiro.
Winter fest – Festival de danças folclóricas no mês de julho.

FONTE: www.piratuba.sc.gov.br


Fotos: http://www.piratuba.sc.gov.br/

Por Aldo Azevedo
5ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário