terça-feira, 22 de junho de 2010

A Prazerosa Arte do Bonsai


Postado em: 26/05/2008



Há sete anos o professor aposentado Silvino Scolaro se dedica ao cultivo de bonsai em Caçador. Em seu viveiro, já acumula mais de 500 árvores miniaturas de 30 espécies diferentes que recebem a atenção do bonsaísta todos os dias. “Passo no mínimo quatro horas por dia irrigando, torcendo e amarrando para que tomem a forma perfeita de um bonsai”, explica. 
Amante das plantas desde a infância, Silvino começou a produzir bonsai há sete anos, incentivado pelo sobrinho. “O meu sobrinho já lidava com bonsai no litoral de Santa Catarina e passou para mim a técnica. Comecei a mexer com a arte e acabei me apaixonando”.
O aperfeiçoamento foi sendo adquirido com o tempo, através de muita prática, leitura sobre o assunto e encontros de profissionais. Ele explica que qualquer árvore pode se tornar um bonsai, de preferência que ela seja de folhas pequenas. Muitas das plantas que ele tem em seu viveiro foram colhidas diretamente da natureza e devido ao trabalho constante se tornaram bonsai. “O segredo do bonsai é envelhecer a árvore, deixá-la com a aparência de adulta. Para isso, elas precisam ser podadas e educadas através da amarração da árvore”, explica ele.

Apesar de todo empenho, o cultivo de bonsai é encarado pelo professor como gratificante. “É meu passatempo. Quando estou lidando com as plantas esqueço das preocupações. Além disso, a prática aumenta o poder de paciência e concentração”, relata.

Este mês Silvino iniciou a comercialização de bonsai. Os valores das plantas variam de acordo com a raridade da espécie, idade, técnica utilizada e aparência. “Ganhei algumas de familiares, outras são de grande valia para mim. Tenho aqui o primeiro bonsai que fiz há sete anos. Foi o início de tudo”.

Segundo a tradição oriental, presentear alguém com um bonsai é como desejar sorte. Além disso, como todas as plantas, o bonsai ajuda a harmonizar o ambiente.

Como surgiu o Bonsai

Bonsai: Arte oriental de miniaturizar plantas. Originou-se na China, por volta de 202 a.c., sendo que no Japão se tornou uma alta forma de expressão artística.

Seu nome em japonês, Bonsai, significa "cultivado em bandeja”.

Sendo uma arte viva, torna-se uma obra nunca terminada, em constante transformação nas mãos do artista, fonte inesgotável de inspiração e meditação. Existem vários estilos de Bonsai, cada um com o seu devido cuidado, e utilizando as ferramentas certas para o seu cultivo. A relação do artista e o bonsai se traduzem num eterno namoro entre homem e natureza, onde cada passo leva a uma nova descoberta.





Por Aline Ceccatto
4ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário