terça-feira, 22 de junho de 2010

Importância da Preservação da Mata Ciliar

Postado em: 26/05/2008
O nome mata ciliar vem de cílios, assim como os cílios protegem os olhos, a mata ciliar protege os rios, lagos, nascentes e banhados. Os suinocultores que não respeitam essa Área de Preservação Permanente (APP) estão sujeitos a algumas punições, principalmente aqueles que fazem parte do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta da Suinocultura (TAC).

Santa Catarina é um estado que tem grande produção suína, consequentemente altos índices de poluição. Para controlar esta situação surgiu em 2001, a partir de uma convocação do Ministério Público de Santa Catarina através da Coordenadoria De Meio Ambiente, o Termo de Ajustamento de Conduta da Suinocultura Catarinense (TAC).

Esse termo tem como objetivo fazer com que os produtores de suínos cumpram a legislação ambiental. O projeto envolve mais de 2 mil suinocultores em 19 municípios do Meio-Oeste de Santa Catarina.

Uma das exigências do termo é a preservação da mata ciliar, ela serve para controlar erosões, minimizar os efeitos de enchentes, mantém a qualidade das águas e filtra possíveis resíduos de produtos químicos como os agrotóxicos e fertilizantes orgânicos. Segundo os membros do TAC, é obrigação de todo proprietário de imóvel rural respeitar as áreas de preservação permanente (APP).

Os suinocultores, em especial, os que fazem parte do TAC, que não cumprem com a lei de preservação da mata ciliar, correm o risco de cancelamento da licença ambiental, rompimento do contrato de integrado com as agroindústrias e multas diárias de R$ 5.000,00 a ser revertido para o Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.

Para recuperar e preservar a mata ciliar, o primeiro passo consiste no isolamento da área a ser recuperada. Nas áreas que não possuírem cobertura vegetal deverá ser utilizado o sistema de reflorestamento. A escolha da espécie de árvores a serem plantadas dependem da intenção de utilização, ou seja, para aproveitamento com fins medicinais, produção de frutas ou árvores nativas.

Ana Paula Heckenblaikner
5° Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário