Renovar livros, consulta ao acervo bibliográfico da universidade e solicitação de periódicos tudo de qualquer micro ligado a uma conexão de rede
A internet é uma ferramenta que está presente no dia-a-dia das pessoas do século 21. Ela encurta distâncias, economiza tempo e possibilita transações que antes não eram viáveis sem contato pessoal, como por exemplo: pagamento de boletos bancários, inscrições para concursos, entre outras atividades.
Para a bibliotecária da Universidade do Contestado – UnC – Concórdia, Elisabete Lopes, a internet tem um grande significado no seu trabalho. A ferramenta trouxe facilidade e agilidade nas funções diárias e, ao mesmo tempo, para os acadêmicos que antes precisavam ir até a biblioteca para renovar o material e agora, com apenas alguns cliques, podem fazer de qualquer computador ligado à internet. Em todo o ano de 2008, 18.485 obras foram renovadas pela internet. “A probabilidade é que esse número aumente neste ano”, diz Elisabete.
Outra vantagem citada pela bibliotecária é o “Comut”, serviço de comutação bibliográfica que consiste em solicitar periódicos e artigos disponíveis em todas as bibliotecas cadastradas do país. “Facilita a nossa vida. É rapidíssimo pela internet, vem em tempo real. Anos atrás era possível apenas pelo correio”, lembra. O serviço pela internet também possibilita empréstimos de livros entre bibliotecas e serviço de atendimento para os cursos à distância.
A acadêmica Damara Savoldi defende a iniciativa de disponibilizar as bibliografias para consulta online. Porém, mostra-se preoucpada com possíveis falhas no serviço de renovação de livros. Ela conta que a renovação de um livro que teria sido efetuada com êxito, no entanto, quando chegou à biblioteca o livro estava ainda pendente. Assim, Damara vem até a biblioteca para garantir a segurança no serviço.
Foto por Gabriela Siqueira
Matéria por
Daniele Canfil
Gabriela Siqueira
Gislaine Zanella
Magali Canossa
Acadêmicas da 6a fase de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário