quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Mídia e a Modernidade: Uma Teoria Social da Mídia

[ Postado em: 13/04/2009 ]

Autor: John B. Thompson

Editora Vozes, Petrópolis: 2008.


O mundo em que vivemos hoje é baseado numa grande interpretação de símbolos que nos são oferecidos de todas as formas pela mídia. Os meios de produção, reprodução e distribuição evoluíram e isso possibilita que todas as pessoas tenham acesso ao que a mídia oferece. Em “A mídia e a modernidade”, Thompson mostra as etapas de crescimento que o mundo e a mídia viveram juntos, focalizando a mídia como responsável pela criação do mundo moderno. Thompson, por meio de seu discurso, coloca a mídia em um lugar de poder que talvez nem a mesma imagine estar, chegando a afirmar que: o poder está aí, basta saber usá-lo, com quem usá-lo e para que usá-lo.
Logo no início Thompson fala sobre a manifestação do poder na sociedade, quais as formas de manifestação dele e estabelece quatro linhas de poder: econômico (materias e financeiros), político (autoridade), coercitivo (força física e armada) e simbólico (meios de informação e comunicação). No decorrer do texto, o autor explica cada um deles, dizendo que o poder é um fenômeno social e quem o possui mantém controle, característico de diferentes tipos de ações e de encontro. A comunicação é uma forma de ação, a partir da qual comunicamos o que queremos, independente que isto esteja certo ou errado.
Com a evolução da sociedade os meios e as formas de comunicação foram evoluindo e assim oferecendo a população novas formas de comunicação. E com isso foi criado um rótulo sobre o que chamamos de comunicação de massa. Thompson define comunicação de massa “como um conjunto amplo de instituições e produtos da mídia”.
Tudo isso não é novo, o novo é a amplitude que o fenômeno midiático está tomando, sobretudo seu aparecimento em nossas vidas cotidianas e em nossos centros de interesse pessoal e coletivo. Algo que colabora na proliferação da informação é o aceleramento da globalização dos meios onde a cada dia fica mais fácil ter acesso a jornais, revistas, rádio, televisão e internet.
Thompson também fala seriamente no livro que com a evolução da comunicação perde-se muito do face a face. Porém, vejo que nada se perdeu, mas que hoje existem novas formas de ação e interação, pode-se citar como exemplo o MSN e o Skype.

Enfim, o livro “A mídia e a modernidade” faz uma análise de tudo o que aconteceu para a mídia se tornar o que é hoje. Thompson é crítico e claro em seu discurso, e busca mostrar aos interessados da área e demais leitores de onde vem e para onde está indo o meio midiático, através de exemplos e de uma reconstrução histórica da mídia.

Por Fernanda Bertotto
7ª Fase de Comunicação Social – Jornalismo

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