segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sistema Preserva Meio Ambiente e Reduz Custos de Produção

Postado em: 26/05/2008
O desenvolvimento sustentável é a utilização dos recursos naturais buscando o crescimento econômico e social, a fim de que as próximas gerações também possam utilizar os benefícios oferecidos pelo meio ambiente.
A necessidade de ocupação e a exploração do homem no solo para sobrevivência representaram o início da agricultura e a agricultura representou o início da civilização, a qual exigiu cada vez mais da agricultura. Essa forma não precisa ter como objetivo somente o crescimento, mas também a melhoria da qualidade de vida, tendo em vista a necessidade de se evitar o esgotamento dos recursos, reconhecendo o direito da existência das outras espécies.
A região Oeste Catarinense tem como base econômica a agricultura familiar, desenvolvendo atividades de suinocultura, avicultura, pecuária leiteira e plantio. Os agricultores necessitam de qualidade e pouco custo para manter a propriedade. Isso revela um desafio: preservar, produzir e consumir ao mesmo tempo.
Surge então uma alternativa, a qual, segundo o Técnico Agrícola, Thiago Coradi Detofeno, resulta em um equilíbrio entre os três fatores, é o Sistema de Piqueteamento Rotativo. “Além de preservar o solo reduz o custo na produção e é um sistema que se resume em dividir a propriedade com cercas, usando uma parte de cada vez. Isso propicia um descanso para esse solo, o que o tornará mais fértil”.
O uso adequado desse sistema delimita a área evitando o acesso dos animais a fontes, vertentes, banhados e sangas, protegendo o meio ambiente. O solo, estando em bom estado, produz a pastagem necessária. O animal, tendo uma boa alimentação, produz mais, oferecendo beneficio ao produtor.
Assim, cada vez mais, a conciliação entre produção e preservação é uma necessidade e são diversas as maneiras de preservar, pois se o meio ambiente, matéria-prima para produção, não está em harmonia, os resultados não são positivos.









Sistema de Piqueteamento (as cercas de arame) na propriedade de Linha Berno em Seara.



Por Mirian Silva

4ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário