sexta-feira, 11 de junho de 2010

Chatô: O Rei do Brasil

Postado em: 26/05/2008

Este livro conta a trajetória de uma das mais importantes figuras que o nosso país já teve, seu nome: Assis Chateaubriand. Importante empresário dos meios de comunicação, o livro narra sua vida - da infância conturbada no sertão nordestino, até sua morte em São Paulo -, e não é só isso, viver e morrer, entre estes dois marcos, há 800 páginas que descrevem sua experiência de vida, com muitos altos e baixos (mais baixos na verdade).
O homem construiu o maior império de comunicações jamais visto na América Latina, com dezenas de jornais, as principais estações de televisão, 28 estações de rádio, as duas mais importantes revistas para adultos do país, doze revistas infantis, agências de notícias, agências de propaganda. O Museu de artes de São Paulo (MASP) foi criado por Assis Chateaubriand, e instalado junto ao prédio dos Associados (nome da rede de comunicações) só para promover-se.
Devia muito dinheiro ao governo, manipulava-o em muitas vezes, era capaz de destruir seus concorrentes com toda a força dos meios de comunicação, e com isso fazia chantagens. Inventava histórias para rebaixar os inimigos, roubava dinheiro dos patrocínios e do próprio governo, induziu presidentes a criar leis, elegeu-se em ano sem eleição. O “Chatô” podia tudo.


Autor: Fernando Morais

Título: Chatô: o rei do Brasil, a vida de Assis Chateaubriand

Editora: Companhia das Letras

São Paulo 1994


Jakson Käfer

5ª fase de jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário