segunda-feira, 7 de junho de 2010

Teoria do Jornalismo por Felipe Pena

[ Postado em: 22/09/2009 ]

Somente pelo título “Teoria do Jornalismo” muitos acadêmicos e até professores perderiam o interesse na leitura desta obra. Isso porque até o momento, a maioria dos teóricos que escreve sobre o assunto utiliza uma linguagem fria e impessoal que muitos acadêmicos não conseguem decifrar. Mas, Felipe Pena muda essa concepção. Jornalista e com um currículo invejável incluindo um pós-doutorado pela Universite Paris III (Sorbonne-Nouvelle) o autor tenta mudar a ideia de que entender as Teorias da Comunicação é algo impossível e inútil. Nas 237 páginas, o professor da Universidade Federal Fluminense consegue transpor de forma clara, objetiva e o mais interessante, pois quebra a regra da maioria dos teóricos, escreve o livro todo em primeira pessoa. Seu livro não tem prefácio assinado por um teórico já consagrado, o autor mesmo sem rodeios já começa fazendo a introdução do próprio livro.A leitura acontece de forma rápida, flui e se torna muito interessante, já que o acadêmico consegue fazer parte do processo de aprendizagem. Isso ocorre porque o autor cita vários exemplos na hora de contextualizar as teorias. Não somente exemplos, mas outras fontes de pesquisa. Uma alternativa muito interessante adotada é não fazer citações diretas que quebram o ritmo da leitura e o interesse. O autor somente sinaliza que não é proprietário do que está falando e no final de cada secção fornece a fonte e mais dicas de leitura. Felipe Pena consegue persuadir o leitor de que é necessário compreender as teorias, para melhor trabalhar na prática. Procura explicar como e porque as notícias são como são e as consequências destas dependendo do público alvo a que são dirigidas. O tamanho da letra foi outra boa escolha, porque a maioria dos livros de teoria possui letras muito pequenas e os livros mais parecem uma bíblia. Mas, nem por isso a obra perde a qualidade, Felipe Pena não ignora os seus antecessores, cita os mais importantes deles, às vezes concordando às vezes discordando, porém, não deixa de valorizar os que já contribuíram para o avanço da ciência em questão. O autor expõe suas experiências e frustrações dentro e fora da sala de aula, cita seus projetos realizados em outras universidades, e escreve como alguém que realmente é apaixonado pelo que faz. Inicia a obra e faz de forma breve, a contextualização da história dos meios de comunicação, as Teorias Críticas e as novas tendências. Orienta também os novos e já experientes na profissão mostrando todo domínio de conteúdo, quais são as novas tendências de mercado e uma questão muito importante e debatida, a ética na profissão.
Se tratando de comunicação, este livro é muito diferente de várias outras publicações nesta área. Felipe Pena talvez esteja marcando uma nova fase dos teóricos da comunicação escrevendo de forma direta, simples e de fácil acesso. Assim como o autor mesmo cita em seu livro irá correr o risco de ser muito criticado por seus antecessores, mas prefere ser compreendido e o conhecimento que repassar possa fazer alguma diferença na vida do profissional. O livro foi lançado em 2008, pela editora Contexto, o preço fica em torno de R$ 40 reais e é uma ótima alternativa para profissionais que procuram atualização, futuros comunicadores e também professores.

Por Simone Vieira Sarmento

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