segunda-feira, 14 de junho de 2010

Meio Ambiente nas Eleições 2008

Postado em: 26/09/2008

Greenpeace lança Plataforma Política Ambiental e disponibiliza propostas aos candidatos pleito de Concórdia
O meio-ambiente está sendo citado em muitos planos de governo, formulados por partidos políticos que disputam o pleito municipal em todo o país. Além de ser considerada uma prioridade, entidades nacionais de preservação ambiental estão trabalhando para implantar a iniciativa na comunidade. O Greenpeace lançou em âmbito nacional a Plataforma Política Ambiental que disponibiliza propostas da área para candidatos a prefeito e vereadores. As sugestões ambientais se encaixam no planejamento das cidades.
O objetivo da ONG é estimular o compromisso dos futuros administradores municipais em relação ao meio-ambiente. De acordo com o diretor de políticas públicas do Greenpeace, Sérgio Leitão, as dicas ambientais servem para os políticos e também para os eleitores. “Os prefeitos e vereadores devem criar a consciência ambiental e receber de forma receptiva as sugestões que partem não somente do Greenpeace, mas também de ONGs locais, como a de Concórdia ”Queimados Vivo”. Já para os eleitores as dicas são referentes à fiscalização dos compromissos assumidos pelos candidatos”, explica ele.
A plataforma ambiental do Greenpeace é constituída por propostas de investimentos com as energias renováveis, as florestas, os recursos hídricos, a agricultura, os trangênicos, os oceanos e outros temas específicos. Leitão esclarece que para Concórdia, por exemplo, os políticos devem proteger as águas e as matas ciliares. “A sugestão é criar um Sistema Coletivo de Esgoto e um Plano de Mudanças Climáticas”, explica ele.
De acordo com Leitão, o Greenpeace criou a plataforma pensando nos futuros problemas ambientais que os municípios terão que enfrentar. Para o oeste catarinense a ONG estima uma crise na agricultura, devido às temperaturas elevadas e ao alto índice de chuva. “Os agricultores que quiserem persistir na atividade precisam estar bem preparados para os próximos anos, plantar e colher a quantidade esperada pode ser difícil”, afirma ele. Para ajudar esta parte da população do oeste catarinense o Greenpeace lançou as sugestões e cabe aos governos que pretendem se eleger em outubro, assumir compromissos com o meio-ambiente. “Tudo reflete na economia, se a agricultura não for bem, o município não irá para frente”, salienta Leitão.



As dicas ambientais do Greenpeace podem ser visualizadas através do endereço eletrônico www.greenpeace.org/.



Por Karine Lusa

6ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário