segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sertanejo universitário: renovação da música sertaneja

Postado em: 17/09/2009

Como tantas outras coisas na vida o passado é importante, o futuro há de se planejar, mas o que vale mesmo é o momento presente, e na música não é diferente. Exemplo vivo disso sou eu. Claro que acabamos adquirindo um gosto por determinado estilo, mas sempre gosto de ouvir coisas novas, músicas que estão fazendo sucesso na atualidade, lançamentos e tudo mais.
No que se refere aos gêneros musicais no nosso país não é diferente, de tempos em tempos um se destaca perante os demais. Foi assim com a bossa nova, o pop rock dos anos 80, o samba, o axé, funk, enfim, todos alcançaram o ápice. De uns tempos para cá um novo jeito de fazer música sertaneja conquistou os ouvintes e vem arrastando multidões, principalmente o público jovem, nos principais estados do sul, sudeste e centro-oeste brasileiro. O “sertanejo universitário” como é chamado, além de revelar para o cenário musical novas duplas, já é um dos estilos musicais mais ouvidos no país.
Diferentemente do sertanejo que estamos acostumados a ouvir, o sertanejo universitário traz uma batida mais acelerada, alguns elementos de outros gêneros como o rock, o pop e até mesmo o axé, além de novos arranjos para canções que fizeram sucesso no passado.
Com raízes na música caipira, ou moda de viola, caracterizada pela melodia simples e melancólica, certas vezes chamada “música do interior” por se originar do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Góis, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nasceu a música sertaneja, revelando duplas como Tonico e Tinoco, Zico e Zeca. Pouco tempo depois o sertanejo foi se renovando. Na década de 90 se tornou um ritmo mais descontraído e romântico, em que tive a felicidade de ver duplas como Leandro e Leonardo, João Paulo e Daniel, Zezé de Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó despontaram na musica nacional fazendo muito sucesso. Mais uma vez o sertanejo se renova, é hora e a vez do “sertanejo universitário”.
Entre as duplas que deram início a esse movimento estão João Bosco & Vinícios, César Menotti & Fabiano, de Belo Horizonte. “Quando a gente começou a cantar em Belo Horizonte, nós cantávamos numa casa noturna na zona sul, os universitários abraçaram o nosso trabalho e foram os nossos maiores divulgadores”, comenta César em entrevista ao site www.abril.com.br.
Foi graças a tudo isso que além de João Bosco & Vinícios e César Menotti & Fabiano, que duplas como Victor & Vinícios, Hugo Pena & Gabriel, Vitor & Léo, Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, João Neto e Frederico, puderam divulgar seus trabalhos fazendo shows para milhares de pessoas pelo país. Posso destacar dentre estas duplas Vitor & Léo, que encerraram o Planeta Atlântida nas duas edições de 2009, tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, e Fernando & Sorocaba que estiveram presentes na Expo Concórdia 2009 com um ótimo público prestigiando o show.



Por Fábio Rodrigo Bollis

2a Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário