terça-feira, 22 de junho de 2010

Trabalho Voluntário


Postado em: 04/06/2008


Prestando Serviços em Prol Social
 
É interessante saber a relevância do trabalho prestado pelas entidades da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal, também pelo Léo Clube de Capinzal e Ouro, onde cidadãos se dedicam ao trabalho voluntário. Essa atividade é uma ação espontânea, derivada da vontade própria, sem pagamento e sem interesse material ou profissional. Através do voluntarismo vem crescendo as Organizações Não-Governamentais, conseqüentemente, fruto desta atividade realizada por grupos devidamente organizados. As entidades conseguem amenizar a falta de investimento governamental em diversos setores da sociedade. Exemplos podem ser encontrados na saúde, educação, lazer, de preservação da infra-estrutura pública e do meio ambiente, entre outros.

A questão do trabalho voluntário não é só um compromisso dos brasileiros, e sim, essa prática é uma realidade mundial cuja finalidade é prestar serviços em favor das causas sociais.

Procuramos e encontramos como orientação no site: http://pt.wikipedia.org “o trabalho voluntário é intrinsecamente uma expressão de fraternidade e solidariedade, mas voluntariar sempre será também um exercício de evolução cidadã, espiritual, cívica, emocional e social de quem voluntaria. E isto será tão mais evidente quanto mais este voluntário estiver cuidando da evolução de outra pessoa, “ensinando piscicultura” ao invés de “dar o peixe”.

O voluntarismo está presente também nas escolas através das Associações de Pais e Professores, Clubes de Mães, inclusive, em diversos segmentos da sociedade.

O voluntarismo é doação, precisa-se gostar de ajudar, ser solidário. A seguir estamos trazendo matérias e fotos sobre o trabalho voluntário, para tanto, entrevistamos o grupo da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal e o Leo Clube de Capinzal e Ouro.

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal, gestão 2008, Rosalva Zaniboni Maliska.

O que significa ser voluntária?
R.: Ser voluntária é prestar serviços não remunerados em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimentos, realizando um trabalho gerado pela energia positiva de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como as suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Quantas horas dedicam por dia ao Trabalho Voluntário?
R.: É relativo. Não temos um horário pré-estabelecido. Há voluntárias mais disponíveis que são mais atuantes dentro da Rede, outras têm ocupações profissionais ou atuam em outros grupos de trabalho voluntário. Procuramos também ser solidárias umas com as outras quanto à disponibilidade de tempo.

Como conciliam o tempo entre cuidar do lar, trabalho profissional e voluntário?
R.: O trabalho voluntário requer dedicação, carinho e responsabilidade. Quando nos predispomos ao voluntariado conscientizamos também nossas famílias sobre a necessidade do apoio e compreensão à causa. O tempo? É só saber administrá-lo.

O que é essa entidade na sociedade?
R.: A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal é uma entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, de finalidade social e filantrópica, de intuito não lucrativo, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira.

Data de fundação da Rede?
R.: Fundada em 19 de novembro de 1999.

Através de que Lei Municipal foi criada a Rede?
R.: Lei Municipal nº. 2.183/2000, de 17/02/2000.

Objetivo da Rede?
R.: Coordenar atividades privadas de combate ao câncer, prioritariamente o de colo de útero e o de mama, ainda desenvolver programas de combate ao câncer (especialmente o ginecológico); apoiar ações governamentais que visem à promoção da saúde, e, primordial, o combate e a prevenção do câncer; manter em caráter de assistência permanente, o grupo de senhoras mastectomizadas, prestando-lhes apoio médico, psicológico, fisioterápico, social, cultural e recreativo (denominado Grupo de Apoio).

Metas da entidade para 2008?
R.: Retornar com o programa MAMA AMIGA, em caráter efetivo, com o funcionamento do mamógrafo doado pela empresa Perdigão Agroindustrial à Rede Feminina a ser instalado no Hospital Nossa Senhora das Dores. Também conseguir o CERTIFICADO DE FILANTROPIA nacional. Com este certificado, a Entidade passará receber verbas governamentais. Para o segundo semestre, estaremos lançando uma CAMPANHA DE PREVENÇAO DE CÂNCER. Ainda não foi definido para qual tipo de câncer. Está em estudo e vai depender dos custos dos exames e dos recursos que tivermos para disponibilizar à campanha.

Dias, horários e tipo de atendimento que presta a Rede?
R.: Nas terças e quartas-feiras das 13h30 às 16h30; quintas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30 (para exames preventivos de colo de útero); sextas-feiras das 13h às 17h (para entrega de exames e informações). Todas as quintas-feiras das 13h30 às 15h30 (para seção de fisioterapia direcionada às mulheres do Grupo de Apoio); Na última sexta-feira de cada mês, das 13h30 às 16h30 (encontro cultural e recreativo com o Grupo de Apoio).

Como são financiados os exames preventivos?
R.: Os exames preventivos de colo de útero são colhidos no ambulatório da Rede por técnicas de enfermagem, cedidas pelas Prefeituras de Capinzal/Ouro e Zortéa. Conforme convênios pré-estabelecidos e encaminhados ao Laboratório de Patologia através do SUS. Os materiais necessários às coletas também são doados pelas prefeituras. As mamografias disponibilizadas para mulheres do Grupo de Apoio são totalmente bancadas pela Rede e, nas campanhas, divididas entre a Rede e a mulher. As seções de fisioterapia são realizadas graças à doação espontânea direcionada para este fim.

Qual o suporte que a Rede recebe para realizar esses exames?
R.: O suporte vem de promoções, doações espontâneas e vendas de mercadorias (camisetas, chaveiros). Inauguramos em abril, em caráter permanente, o BRECHÓ DA SOLIDARIEDADE aberto para o povo. Possui roupas usadas, em perfeito estado de conservação, vendidas a preço bem acessível e a renda é destinada à compra de próteses, perucas e outras necessidades básicas para mulheres do Grupo de Apoio.

Quem são as voluntárias da Rede e os respectivos cargos?
R.: As voluntárias são: Ana Schirley Fávero, Elzira Carleto Federle, Elda Susin Andrioni, Nair Toigo, Sônia Durigon, Celita Colombo, Rosalina Toaldo, Ivanda Tatin, Zélia Farina, Lindamar Bevilaqua, Dulcéa B. Prando, Carmen Z. Fleck, Rosalva Zaniboni Maliska (presidente), Euclair Wunder (vice-presidente), Elza M. Surdi (secretária), Maria Luiza Morosini (segunda secretária), Sueli S. Viel (tesoureira) e Ercy H. Maestri (segunda tesoureira).

Suas conclusões finais quanto ao Trabalho Voluntário?
R.: O trabalho voluntário é gratificante. Tem um pensamento muito bonito que diz assim: ”Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança”. Então, se fomos escolhidos de alguma maneira, porque não encarar esse desafio? Fazer o bem é bom para alma! Aquece o coração!
O segundo entrevistado é o presidente do Léo Clube de Capinzal e Ouro, Maycon Luis Riqueti, que também informa sobre a importância do trabalho voluntário.

Denominação correta do Léo Clube?
R.: LEO Clube Capinzal/Ouro. LEO significa: Liderança, Experiência, Oportunidade. Liderança - Leos desenvolvem suas habilidades como organizadores, gerenciadores de tempo e motivadores de seus pares. Experiência - Leos entendem a importância da cooperação por meio de serviços comunitários. Oportunidade - A afiliação oferece aos jovens uma oportunidade de se distinguirem, desenvolverem traços de personalidade e de serem reconhecidos por suas contribuições à comunidade.

Missão do Leo?
R.: Não é uma definição de missão, mas sim de objetivo: "...oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional".

Data de fundação em Capinzal?
R.: Foi reativado no dia 12/06/2005 (sua fundação foi há 10 anos).

Quantas horas por dia se dedica ao LEO?
R.: O grupo em si reúne-se a cada 15 dias, nos sábados à noite, são geralmente uma hora e meia de reunião, então este tempo está sempre reservado para o Clube, no decorrer da semana não há um tempo especifico dedicado ao Clube, assim, sempre tem algum assunto referente ao LEO para se analisar. Desta forma não tenho como delimitar isso em tempo. Há também as reuniões da diretoria, que geralmente são duas por mês, essas também requerem um tempo reservado na parte da noite.

Como concilia trabalho profissional e serviços comunitários prestados ao LEO?
R.: Os serviços prestados pelo LEO, como campanhas, auxílio a outras entidades e aos municípios, geralmente ocorrem nos finais de semanas, não interferindo no trabalho profissional. O que acompanha paralelamente a vida profissional são as decisões e contatos que temos de fazer e ter para realização das nossas atividades, pois essas dependem também de serem resolvidos no horário comercial.

Como analisa os trabalhos prestados pelo LEO?
R.: Vejo que tudo o que fazemos na vida em prol do nosso próximo é extremamente importante e necessário. O LEO Clube tem essa finalidade além, é claro, de contribuir para o desenvolvimento social e intelectual dos nossos companheiros de Clube. Desenvolvendo lideranças e responsabilidades em nossos jovens. Tudo o que é feito para o próximo é válido e gratificante.

Quem pode entrar para o LEO?
R.: O LEO Clube está aberto a todos os jovens de 14 a 28 anos que carregam consigo o espírito do trabalho voluntário, que gostem de estar envolvidos em atividades voluntárias e de prestação de serviços, sabendo que o retorno é a satisfação de estar ajudando.

O trabalho não é remunerado, mas tem de desembolsar para viagens e outras atividades?
R.: Como um clube de serviço voluntário não temos remuneração alguma. Contamos com parcerias e apoio de empresas e municipalidade para realização de nossas campanhas e projetos. Eventualmente realizamos promoções para arrecadação de fundos, pois necessitamos de uma reserva para manter a entidade. Sempre que possível ajudamos nossos companheiros em encontros de LEO. Mas na maioria das vezes, o valor gasto em encontros como esses são desembolsados pelos próprios companheiros.

Considerações finais?
R.: Acredito que o trabalho voluntário, além de contribuir para com a comunidade, desenvolve um trabalho ainda maior na vida social de cada participante, pois além de estar prestando um serviço que poucos hoje em dia têm a capacidade e a compreensão de realizar, está contribuindo ainda mais para seu crescimento social, intelectual e pessoal. “Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo.” Melvin Jones: Fundador do Lions Clube Internacional.



Por Aldo Azevedo
5ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário