terça-feira, 22 de junho de 2010

Cresce Número de Casos de Ler em Concórdia


Postado em: 26/01/2008

 Ginástica laboral ajuda a prevenir as lesões

O mês de março foi marcado pela Conscientização Internacional de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e o município de Concórdia se encontra entre os com maiores índices da doença no Estado de Santa Catarina. A estimativa é da presidente da Associação de Portadores de LER, APLER, Sônia Hack, que aponta 70% dos trabalhadores como portadores da doença.

Sônia explica que os números surgiram após pesquisas dos sindicatos de trabalhadores junto a Associação. “Realizamos perguntas individuais aos empregados, levando em consideração o setor de serviço. Após, constatamos o número exagerado de pessoas que sofrem com o trabalho repetitivo”, explica.

Segundo Romeo Weirich, chefe da Agência da Previdência Social de Concórdia, o INSS não possui estatística registrada “O sistema organiza os dados como auxílio doença, não sabemos qual é o número atual. Não posso informar um percentual exato, mas acredito que cerca de 10% do total de registros é devido a LER. Além disso, as queixas têm sido mais freqüentes, muitas pessoas sentem dores nos braços”, salienta.

A LER é uma síndrome causada pelo uso das extremidades superiores em tarefas que envolvem movimentos repetitivos ou posturas forçadas. Também é conhecida por LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e por DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), e envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças.

Segundo Sônia, a LER atinge principalmente digitadoras, funcionários de banco e trabalhadores das indústrias alimentícias, que utilizam esteiras e funções repetitivas de linha. “As pessoas ficam fazendo o mesmo serviço o dia inteiro, não há um revezamento. A velocidade da máquina não é compatível com a velocidade do corpo de cada um”, destaca.
Devido a este e outros problemas, há alguns anos, as empresas vêm adotando a ginástica laboral. O exercício consiste em uma atividade física orientada pelos profissionais de educação física e praticada durante o horário de expediente.

De acordo com a professora de educação física, Eliza Alves de Lima, a ginástica é um direito do trabalhador, visando os benefícios pessoais. “Tentamos fazer um bom trabalho para dar melhor qualidade de vida aos funcionários”, garante. A ginástica laboral tem como objetivo minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde do trabalhador.

Tendinite: inflamação do tendão muscular

Tenossinovite: inflamação da membrana sinovial que envolve e protege os tendões para que eles possam realizar as suas funções de extensão e flexão das estruturas na qual se insere. Ex. dedos da mão.

Bursite: processo inflamatório da bursa, que consiste num aumento na produção de líquido contido dentro dela.

Dr.: Rodrigo Dalla’Agnol
Ortopedista





 







Por Daniele Canfil e Jusciane Cherini
5ª Fase de Jornalismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário