Este livro é um clássico da literatura brasileira, e não foi feito por nenhum escritor brasileiro “famoso”, muito menos corresponde ao período clássico do romantismo, talvez esta diferença o torne tão especial. Esta obra foi originalmente publicada em 1939 pelo escritor e matemático Malba Tahan, um pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza.
A história, que não deixa de ser um romance, apresenta as aventuras do calculista persa Beremiz Samir, com lendas, mistérios, quebra-cabeças, e curiosidades da matemática, ambientado no mundo islâ medieval, cheio de referências e costumes da cultura árabe.
O calculista usa o dom da matemática para resolver problemas do dia-a-dia de comerciantes e viajantes, assim vai ganhando respeito e fama. No decorrer da obra, porém, a astúcia de Beremiz desperta a ira de muitos inimigos.
O livro apresenta histórias como: a origem do jogo de xadrez na Índia, e o problema dos quatro quatros; como escrever com operações matemáticas os números de 1 a 100 utilizando-se de quatro números 4.
Editora RecordPor Jakson Kafer
7ª Fase de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário