Postado em: 26/05/2008
Quando me passaram sobre o quê poderia escrever, logo escolhi música e, logo pensei no Iriê, afinal eles estavam chegando em Concórdia e poderia entrevistá-los e tudo mais. Mas quando sentei pra escrever achei muito mais complicado do que imaginava, porque eu sou... tipo aquelas fãs número um da banda, sabe. Então resolvi um pouco da minha história de fã com a história do Iriê. Confira aí!
Bom...conheci o som do Iriê no início de 2002, quando a banda estava gravando o segundo Cd- Translatação. E foi o período em que a banda saiu da toca, e começou a fazer sucesso por todo estado. Nesse CD ficaram conhecidas músicas como Reggae todo dia, Nativas, entre outras.
Em novembro eles vieram pela primeira vez para Concórdia, e realizaram um show que marcou a noite de muitos, os quais se tornaram adeptos ao reggae contagiante da banda. Em janeiro de 2003 abriram o maior festival de música do Estado, o Planeta Atlântida, confirmando o sucesso que a banda desempenhava no estado, o público cantou junto com Iriê.
Em 2004 lançaram o terceiro CD, Vamos Passear, que trouxe a música Meu Bem, como uma das mais tocadas.
No final de 2006 começou o processo de gravações do quarto CD e, em março, saiu às lojas, o Cd Iriê. Lançado pela gravadora multinacional Warner Music. Segundo o vocalista Rô Conceição, a repetição do nome é para fazer do disco um cartão de visitas e projetar o trabalho país afora.
Afinal, nesse momento, a banda segue o caminho feito pelo amigo Armandinho, que inclusive fez uma participação no CD, na música Nativas, que em todos os sentidos ficou ótima, até pela letra ´´Quem canta junto sente a força do outro faz de luz o seu espírito`` Mas enfim...Iriê entra em uma fase muito importante: conquistar o público além do Sul do país. Desde agosto estão em São Paulo, divulgando o trabalho.
O disco traz músicas que já estiveram em outros como Meu Bem, Reggae todo dia e Nativas. E, entre as músicas novas, estão Raízes, a música de trabalho, que já é uma das mais pedidas nas rádios, inclusive na Rádio Atlântida, e também a música escolhida para o clipe.
Outra música é Futura Geração, que curiosamente foi escrita aqui em Concórdia, na segunda passagem da banda, no final de 2003, segundo nos revelou o contra-baixista Cléo Borges.
Também traz duas regravações Nayaming Blues e Lindo lago do amor, que faz uma homenagem ao compositor Gonzaguinha.
As músicas do Iriê falam de praia, ilha, dos ventos, do mar, de paqueras, sonhos, boas energias e paz, embora duas músicas deste CD abordem a questão da exclusão social e da pobreza. Desde o início da banda em 1998, o percussionista Daniel da Luz criou o projeto Balakubatuki- Arte e Cidadania, onde crianças e adolescentes de bairros carentes fazem aula de percussão na Casa da Liberdade, em Florianópolis.
A terceira vinda da banda para Concórdia, em setembro, mostrou mais uma vez o que significa Iriê, muito além só do nome, a Energia Positiva, tomou conta, com muita paz, muito reggae e toda simpatia dos integrantes, Rô Conceição, Cléo Borges, Christian Feel, Daniel da Luz, Daniel (Gafa), e Sérgio Sant´ana.
Para saber com mais detalhes a história dos caras acesse www.irie.com.br ou comunidades no orkut e fotologs.Por fim, IRIÊ pra todo mundo !!
Por Luara Lis Stempczinski
Curso de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário