terça-feira, 22 de junho de 2010

Monumento é Marco da Imigração Italiana


Postado em: 26/05/2008

- Leão Alado símbolo de poder sabedoria e justiça -

A cultura italiana sempre esteve muito presente no oeste catarinense, vindos em sua maioria do Rio Grande do Sul, os imigrantes trouxeram na bagagem costumes, crenças, e o “braço forte” italiano.

A pedagoga do Museu Municipal de Concórdia, Alvair dos Santos, também conhecida como “Iti”, explica que o local é organizado em temáticas monitoradas, mostrando a importância da descendência para a preservação da cultura. “Houve uma ação de construção, pois o neto repetiu o que o avô fez”, comenta. Segundo “Iti”, ao chegarem ao oeste de Santa Catarina os descendentes italianos precisaram desbravar as matas para construir casas e dar início às primeiras vilas na região. Um dos símbolos de destaque da cultura italiana é o Leão Alado, que representa o evangelista São Marcos, protetor da cidade de Veneza, e simboliza o poder, a sabedoria, e a justiça. Foi “adotado” como figura de representação da república de Veneza, de onde saíram italianos e se instalaram no interior do Rio Grande do Sul e no município de Concórdia.

O monumento faz parte da história de Concórdia e, segundo a professora de curso de italiano em Concórdia, Elena Gorlin, através de um intercambio feito entre o sul do Brasil e o vêneto italiano, a obra foi construída no ano de 1998 com os recursos da Associação Italiana de Concórdia, Rotary Club, indústrias e com arrecadações realizadas no comércio da cidade. As informações podem ser encontradas nas atas do Rotary Club, e em registros do museu municipal. Portanto, além de ser um fato curioso, abordar a existência do “Leão Alado”, é importante para ressaltar que a preservação do passado é fundamental para a construção do futuro.


Por Hellen Vanin
Aluna da 4ª Fase de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário